Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Lei 14.020/2020 e Empréstimos

Como fica a situação do empregado?

Publicado por Juliana Macedo
há 4 anos

A Lei 14.020/2020 foi sancionada ontem (06/07/2020) e trouxe alguns benefícios aos empregados que possuam contratos com instituições financeiras.

De acordo com a referida lei, será garantida a opção pela repactuação das operações de empréstimos, de financiamentos, de cartões de crédito e de arrendamento mercantil concedidas por instituições financeiras e contraídas com o desconto em folha de pagamento ou remuneração.

Nessa repactuação, as condições financeiras de juros, encargos remuneratórios e garantias serão mantidas, salvo no caso em que a instituição entenda pela diminuição de tais juros e demais encargos.

Mas todos os empregados têm direito? Não!!! Apenas aqueles cujos contratos de trabalho foram suspensos, reduzidos (jornada e salário) ou que foram contaminados pelo novo coronavírus, desde que apresente laudo médico acompanhado de exame de testagem.

Aqui vale mencionar que, no caso de redução de jornada de trabalho e salário, será garantido ao empregado o direito à redução das prestações na mesma proporção de sua redução salarial. Além disso, será garantido carência de até 90 dias, à sua escolha.

Por outro lado, caso esse empregado seja dispensado até dia 31/12/2020, também terá direito à novação dessas operações para um contrato de empréstimo pessoal, nos mesmos termos acima mencionados, acrescido de carência de até 120 dias.

Fonte:

Lei 14.020/2020

  • Publicações20
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações228
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-14020-2020-e-emprestimos/871929160

Informações relacionadas

Direito Doméstico
Notíciashá 13 anos

Quais os direitos trabalhistas assegurados a uma diarista?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)